2010-02-18

Como trollar as pessoas (que merecem)

Eu sou fã do David Thorne. Embora em um certo rincão do mundo chamado Austrália ele seja uma celebridade, seu nome mal atingiu este outro rincão do mundo, onde as pessoas se acham as mais espertas e avançadas usuárias da grande rede mundial, mas recusam-se teimosamente a aprender um inglês que não passe vergonha num comentário do YouTube. David Thorne escreve em inglês, logicamente, e seu livro contém os textos que ele postou no seu website. (Se você é mais um indivíduo do tipo que crê dominar a Internet sem saber picas de inglês, não desperdice seu tempo acessando os links.)
O meu estilo de escrever textos de humor nunca vai atingir a popularidade dos kibes da vida (mesmo sendo eventualmente afanado por eles, como até já aconteceu), porque meu humor não subestima a inteligência do leitor. O fato real é que as pessoas querem ser superestimadas emocionalmente e, ao mesmo tempo, subestimadas intelectualmente, na mesma medida. Por isso, a diferença entre ironia divertida e ataque ofensivo é muito difícil de estabelecer, e isso é pior ainda num meio escrito, onde pode-se deixar essa distinção totalmente ambígua de propósito. O meu humor nunca vai ser muito popular porque meu texto soa agressivo quando é irônico, e irônico quando é factual.
Mas chega de falar de mim mesmo, pois o assunto deste post é um escritor australiano chamado David Thorne, e seu talento é inacreditável para enfurecer as pessoas surfando o limite impreciso e móvel entre fina ironia e corrosivo sarcasmo. Suas trocas de emails com pessoas inconvenientes formam parte da matéria-prima dessa obra-prima de site. Eis a fórmula desses seus intercâmbios desbalanceados. Alguém diz uma besteira para David; ele não revida do jeito direto e valentão a que estamos habituados a ver no Twitter e nos comentários de blogs e fóruns. Em lugar disso, munido de falsa simpatia e de um texto insidiosamente bem-educado, ele tece uma rede de informações equivocadas e de mentiras circulares, tão fantasiosa e desnorteante que a vítima da conversação, ao finalmente perceber o nível profundo em que está sendo enrolada, entra em desespero e apela para o ataque bruto, pondo a perder toda a sua razão no caso. A sofisticação com que Thorne constrói suas respostas sardônicas sem jamais levar-se a sério é uma aula do mais perfeito trollismo disponível sobre a face do planeta. Se todos nós seguíssemos seu exemplo, a Internet seria menos verbalmente violenta e os idiotas seriam mais prontamente reconhecidos em vez de acumularem tantos followers.
Para exemplificar, eis um tico da prosa magnífica de David Thorne, em tradução natural e rigorosamente não-autorizada.


Caro vizinho, você não está convidado para a minha festa

Há algumas semanas, um cara mudou-se para o apartamento que fica de frente para o meu. A única coisa que sei dele é que possui móveis de vime, porque os vi sendo entregues pelo pessoal da mudança. Teve uma vez que cruzei com ele na escada e ele disse oi, mas eu não posso ser amigo de alguém que possui móveis de vime; por isso, fingi que precisava alimentar uma tartaruga ou qualquer outra coisa. Na semana passada, fui olhar minha correspondência e achei uma nota do meu vizinho, avisando que ele daria uma festa e pedindo para eu avisar se eles fizessem barulho demais. O problema é que ele não me convidou para a festa, mas usou na nota um fundo vibrante com bexigas, dando a entender que a sua festa seria vibrante, possivelmente teria bexigas, mas eu não poderia participar dela. Se eu escrevesse um recado para meus vizinhos avisando que daria uma festa, mas que nenhum deles estava autorizado a comparecer, eu não colocaria fotos de comprimidos de Ecstasy, latas de cerveja etc. Eu faria algo limpo e simples, talvez até sombrio, assim eles não pensariam: "que babaca".

O CONVITE:

Olá!
Meu nome é Matthew e eu me mudei para o apartamento 3. Vou fazer uma festinha de inauguração na semana que vem, dia 14. Se o barulho incomodar, me avise. Obrigado, e qualquer coisa que precisar, dê um toque.
Valeu, Matthew.

(telefone) (email)

OS EMAILS:

De: David Thorne
Data: 08.12.2008 11:04am
Para: Matthew Smythe
Assunto: R.S.V.P.
Caro Matthew,
Obrigado pelo convite para a sua festa. À primeira vista, achei que seria uma festa de criança, por ser um convite vibrante e com bexigas, mas acho mais provável que você apenas fez o que podia com as ferramentas que tinha à mão. Eu não vou perder essa festa por nada. A que horas prefere que eu chegue?
Abraço, David

De: Matthew Smythe
Data: 08.12.2008 3:48pm
Para: David Thorne
Assunto: Re: R.S.V.P.
Olá, David.
Desculpe, a nota é só para informar que nós vamos fazer um pouco de barulho nessa noite. A festa é restrita a amigos e à família, mas apareça para tomar uma cerveja com a gente, se quiser.
Valeu, Matthew

De: David Thorne
Data: 08.12.2008 5:41pm
Para: Matthew Smythe
Assunto: Re: Re: R.S.V.P.
Obrigado, Matthew.
Incluir-me na sua lista de amigos e família tem um significado muito importante para mim. Você e eu não temos papos longos quando nos encontramos no corredor, mas eu pretendo botar um fim nisso. Da próxima vez que nos cruzarmos, eu quero ter com você uma conversa bem comprida, e aposto que você também vai estar ansioso por essa ocasião. Eu contei para meu amigo Ross da sua festa e ele ficou tão empolgado quanto eu. Você quer que a gente leve alguma coisa, ou já está tudo acertado?
Abraço, David

De: Matthew Smythe
Data: 09.12.2008 10:01am
Para: David Thorne
Assunto: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Oi, David.
Como eu já disse, a festa é só para amigos e família. Não temos muito espaço, então nem dá para chamar muita gente. Desculpe.
Valeu, Matthew

De: David Thorne
Data: 09.12.2008 2:36pm
Para: Matthew Smythe
Assunto: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Caro Matthew,
Eu compreendo, os nossos apartamentos não são grandes, né? Eu gosto de sair para correr toda noite para me manter em forma, mas tenho medo de sair de casa, por isso eu faço o jogging quase sem sair do lugar, com passos bem curtos e os braços retos para baixo. Eu entendo muito bem o problema da restrição de espaço. Se você quiser guardar alguns dos seus móveis no meu apartamento durante a festa, fique à vontade. Se você carregar seus móveis de vime para o meu quarto vago durante a noite e espalhar umas almofadas no chão, vai conseguir mais espaço para sentar e criar uma atmosfera aconchegante ao mesmo tempo. Eu posso lhe emprestar um globo de espelhos, também.
Eu disse ao Ross para não convidar mais ninguém, devido à questão do espaço, por isso iremos só nós dois, mais o meu outro amigo, o Simon. Quando eu disse ao Simon que Ross e eu iríamos a uma festa, ele ficou furioso por não ter sido convidado, daí eu não tive muita escolha, já que ele pode ficar bastante violento. Chega a ter ocasiões que eu fico até com medo de estar no mesmo recinto que ele. Portanto, iremos só eu, Ross e Simon. A namorada do Simon trabalha à noite, mas pode ser que ela também venha, se conseguir uma carona com os amigos dela.
Abraço, David

De: Matthew Smythe
Data: 09.12.2008 4:19pm
Para: David Thorne
Assunto: Re: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Que porra é essa? Ninguém pode vir à festa de inauguração do meu apartamento, se ela é só para os amigos e a família. Eu nem conheço essas pessoas que você mencionou. Como você sabe que eu possuo móveis de vime? Você é o morador do apartamento 1?

De: David Thorne
Data: 9.12.2008 6:12pm
Para: Matthew Smythe
Assunto: Re: Re: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Oi Matthew,
Eu compreendo que é uma festa exclusiva e aprecio a sua confiança no meu julgamento sobre quem posso levar comigo. Eu chutei que você tem móveis de vime, porque todo mundo tem. O vime deve ser um dos recursos naturais mais renováveis, depois do plástico: é forte, leve e atraente. Tudo no meu apartamento é feito de vime, até mesmo a minha televisão. Parece coisa do Gilligan’s Island, só que colorida, lógico. Lembra o episódio em que um robô chega à ilha? Na minha opinião, aquele foi o melhor de todos. Eu sempre preferi Mary Anne a Ginger, e a mesma coisa com Os Flintstones, porque acho a Betty bem mais atraente que a Wilma, mas na verdade, eu não ligo muito para ruivas. Elas têm o corpo coberto de sardas, sabia disso? As sardas que me perturbam mais são aquelas que ficam nas costas e nos ombros.
De qualquer maneira, o Ross me ligou todo empolgado com a festa e perguntou qual é o tema. Eu disse que não sabia se teria um tema, nós discutimos a fundo o assunto e concluímos que poderia ser um tema anos 80. Eu tenho aqui um terno branco e um projetor e vou fazer uma imitação do Nik Kershaw. Eu gravei uma fita em loop contínuo de "Wouldn't It Be Good" para tocar na hora, porque tenho certeza que você vai concordar que essa música é muito legal e resistiu bem ao tempo.
Estou no processo de redesenhar apropriadamente os seus convites, e amanhã à tarde vou imprimir um milheiro de cópias. Mas vou ter que solicitar um reembolso financeiro, porque os cartuchos de tinta da minha Epson custam meio caro. Eles pararam de fabricar esse modelo um mês depois que eu fiz a compra, e agora tenho que encomendar os cartuchos direto da China. Acho que tudo deve dar uns 300 paus. Pode colocar o dinheiro na minha caixa de correspondência, se a gente não se vir até a noite.
Abraço, David

De: Matthew Smythe
Data: 10.12.2008 11:06pm
Para: David Thorne
Assunto: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Que merda você está dizendo? Não existe tema nenhum para a festa, são só uns amigos e a família, ninguém mais pode vir, É SÓ PARA OS AMIGOS E A FAMÍLIA, entendeu? Não imprima coisa alguma, não vou pagar por nada de que eu não precisar, nem sequer pedi nada a você! Desculpe, mas já estou bem ocupado e isso não é nada conveniente. Você mora no apartamento 1?

De: David Thorne
Data: 11.12.2008 9:15am
Para: Matthew Smythe
Assunto: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Olá Matthew,
Também acho que essa noite não é nada conveniente para realizar a festa. Preciso admitir que quando recebi seu convite eu fiquei perplexo por ela ter sido marcada para a noite do domingo, mas quem sou eu para julgar? Não, eu moro no apartamento 3B. Nós compartilhamos a parede do quarto; quando dormimos, nossas cabeças ficam a apenas alguns centímetros de distância. Se eu colocar meu ouvido na parede, posso escutar você. Concordo também que ter um tema em particular para a sua festa pode não ser a melhor opção. Faz mais sentido uma festa à fantasia de tema livre, assim todo mundo pode ir vestido como quiser.
Teve uma vez que fui a uma festa com uma fantasia de urso, o que foi ótimo, porque fazia muito frio e eu era a única pessoa agasalhada. Já que na noite da sua festa não vai fazer frio, decidi que irei vestido de ninja. Acho que seria legal você também se fantasiar de ninja, assim podemos fazer uma demonstração de artes marciais para os convidados. Eu tenho espadas de verdade e vou levá-las. Se precisar de uma mão com sua fantasia, me avise. Eu fiz a minha enrolando na cabeça uma camiseta preta por cima de uma jaqueta de capuz e abri uns furos num par de meias pretas para fazer as luvas. Não tenho calças pretas, por isso vou pintar as minhas pernas na hora com tinta spray.
É difícil respirar dentro da fantasia, vou precisar que você mantenha a janela aberta durante a festa para garantir a circulação de ar. Pensando melhor, acabei de ter uma ideia: imagine como seria sensacional se eu entrasse através da janela como um ninja de verdade. Temos que fazer isso! Eu medi a distância entre os parapeitos das sacadas e acho que consigo pular de uma para a outra. Certa vez, eu tentei pular através de um córrego com uns cinco metros de largura e quase consegui.
Em tempo: você mencionou no seu convite que se eu precisasse de qualquer coisa era só pedir. O meu carro vai para a assistência técnica na semana que vem, e levando em conta a condição de bons amigos de que nós dois desfrutamos neste momento, gostaria de saber se seria possível eu pegar o seu carro emprestado nesse dia? Eu odeio andar de ônibus, porque eles vivem cheios de gente pobre que não tem carro.
Abraço, David

De: Matthew Smythe
Data: 11.12.2008 3:02pm
Para: David Thorne
Assunto: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: R.S.V.P.
Tá maluco? Não, você não pode pegar o meu carro, e não existe merda nenhuma de 3B. Você deve ser o cara do apartamento 1. Você não vai participar da minha festa e também não vai trazer porra de amigo nenhum. Qual é o seu problema??? As únicas pessoas convidadas são amigos e família, eu já disse. A reunião é só para beber, não tem fantasia nenhuma e só vão pessoas que eu conheço! Não queria ser mal educado, mas puta que o pariu!

De: David Thorne
Data: 14.12.2008 2:04am
Para: Matthew Smythe
Assunto: Festa
Olá Matthew,
Eu estive fora desde a quinta-feira, por isso não pude ler o meu email de casa. Estou voltando de avião e vou chegar a tempo de comparecer à festa. Queria dizer apenas que estou com muita expectativa! O Will deve chegar por aí mais ou menos em torno das onze horas a meia-noite, bem na hora que a festa começa a esquentar. Cathy, a namorada do Simon, foi liberada do trabalho, então ela também pode ir, o que é uma ótima notícia. Talvez ela leve alguns amigos com ela, na minivan. E eu vou levar uma Piñata.
Abraço, David

Se o autor descobrir e pedir a remoção deste texto do meu blog, vou argumentar que já tenho quase todo o livro dele traduzido à revelia no meu computador, fechei contrato de impressão, comercialização e distribuição com a Universo dos Livros, agendei a sua vinda a São Paulo para o lançamento, mas somente na condição de coautor, já que precisei fazer uma adaptação profunda do texto dele à realidade do Brasil, e… well, you get the idea.

50 comentários:

  1. Haoiheoiahhaoeaheoiaheoaiehioahe
    adorei

    ResponderExcluir
  2. Eu achei este texto... * chorando de rir * muito * com o maxilar doendo*. Simplesmente * dor no abdômen *. =P

    ResponderExcluir
  3. Mário;

    Gostei.
    Vou adotar a mesma tática.

    Clicio

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk

    muito bom!

    ResponderExcluir
  5. Esse texto é um pouco longo, mas vale cada linha. Obrigado por compartilhar ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mário. Estou marcando a noite de autógrafos, aqui em Curitiba, não precisa se preocupar. Vai ser no saguão de um shopping center, com um coquetel de arromba. A fatura irá para você. Agradeceria muito se pudesse trocar o seu nome pleo meu, nos livros que serão distribuídos em Curitiba.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendi.

    A festa ia rolar de qualquer forma e mesmo ele sendo um vizinho totalmente solícito, o novo morador não tinha motivos para ser agressivo assim, né?

    ResponderExcluir
  8. Cara, um amigo meu me mandou o link do seu blog! Adorei mesmo e vai para os favoritos!
    Ri muito e com certeza, agora aprendi como trollar pessoas que mereçam! xD

    Abraços.
    E se quiser entrar no meu blog: http://actionnerds.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Bizarramente foda oUAHuoahauohauoahoauaouh

    ResponderExcluir
  10. Genial. E ainda aprendi o que é "trollar".

    (VEEEENHA)

    ResponderExcluir
  11. @bombox: Uma pessoa legal não espalha pelo condomínio um folheto com cara de convite de festa onde ele deixa implícito que os vizinhos estão fora dela. Eu conheço você pessoalmente e vou ficar ligeiramente preocupado se não tiver entendido melhor o caso depois desta minha explicação.

    ResponderExcluir
  12. Há tempos não ria tanto assim!!! Muito bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. MUITO BOM!
    =)

    Tomara que vc faça muito sucesso com o livro de David Thorne, farei questão de estar presente no lançamento. Aliás, já avisei meus amigos e iremos todos em um micro-onibus diretamente da universidade, onde já espalhamos alguns cartazes sobre o seu brilhante trabalho de tradução.

    Abraços,
    =P

    ResponderExcluir
  14. mario: na carta para todos vizinhos, ele simplemente avisa da festa, porém no email que troca diretamente com o Thorne fica claro o convite para a cerveja. a partir daí, apesar de tentar todas formas de agrado ao novo morador, ele é agredido de forma desnecessária.

    será que existem pessoas com essa índole entre nós, mesmo?!

    ResponderExcluir
  15. @bombox: o convite para a cerveja na primeira resposta foi de má vontade, não esperando por um sim. Se você não lê nas entrelinhas, perde metade da graça das linhas.

    ResponderExcluir
  16. de fato, algimas pessoas merecem.

    ResponderExcluir
  17. mario: verdade, eu só não entendi porque ele não confirmava o apartamento que ele morava.

    ResponderExcluir
  18. @bombox Ele não confirmou o apartamento para evitar um confronto pessoal direto, é óbvio. Mas eu sei que você está só me tirando com essas perguntas.

    ResponderExcluir
  19. Em tempo: @minicontosperversos: Gustavo, trollar normalmente tem um significado bem mais feio, relacionado a gente desocupada e estúpida e não a pessoas intelectualmente maduras que debatem a fim de atingir um entendimento superior. Escrevi um texto raivoso sobre o assunto há um bom tempo. Mas este é o único a que destarte dou autoridade. O senso de ridículo é muito mais poderoso para dobrar opiniões que a pura assertividade.

    ResponderExcluir
  20. em tempo, o texto é ótimo e sua tradução tornou ele mais acessível.

    congrats!!

    =D

    ResponderExcluir
  21. Mario, coincidência ou não, o site do David Thorne está fora do ar... "conta suspensa" O.o

    ResponderExcluir
  22. Acabei de olhar e está tudo normal: www.27bslash6.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei e se quiser fazer o lançamento na minha casa, sem problemas. rsrsrs
    Eu acerto tudo por aqui e envio as faturas com os gastos pra vc. O que acha?
    Claro que precisaremos fazer alguns acertos porque vou fazer uma coletiva de imprensa e preciso aparecer mais que vc. Afinal, hoje em dia aparecer é o lance.aff
    kkkkkkkkkkk
    Entre no ritmo.

    Falando sério, eu cheguei aqui através do Alessandro e adorei seu blog. Tipo, muito legal mesmo. Depois passa lá no meu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ainda bem que eu ía falar sério.
    Valeu

    ResponderExcluir
  24. O texto é comprido, mas vale a pena. Ri alto na parte do ninja! (preciso aprender inglês para ver o site dele...)

    ResponderExcluir
  25. @Mariel: A parte em que ri mais é quando ele diz que tem espadas de verdade. E os detalhes do amigo violento e do ouvido na parede também são preciosos. Se eu fosse o cara do apartamento 3, ficaria com mais medo que raiva.

    ResponderExcluir
  26. genial! haahahaha sensacional. parabéns

    ResponderExcluir
  27. Virei fã desse cara! Vou ver se consigo fazer algo parecido. Ele definitivamente é um gênio!

    ResponderExcluir
  28. Há alguns meses, eu trollei alguns blogueiros que estavam de mimimi na lista interna do Yahoo Posts devido a uma reestruturação interna dos editores do site. Na média, o discurso deles podia ser resumido a uma tautologia deste tipo:
    "Acho desbalanceada e injusta a representação dos assuntos na home do site de vocês. Só entram blogs com assuntos diferentes daquele que eu cubro. Não é que eu fale em favor do meu interesse pessoal de ser representado, mas sinto que não estou sendo representado em favor do meu interesse pessoal de falar."
    Não vivo na condição de blogueiro que se dedica ao projeto de virar celebridade blogal, nem de blogueiro dependente de anúncios, nem de blogueiro que se dá a missão de provar algo sobre si ao mundo. Sou comprometido com falar o que penso, em vez de falar o que penso que os leitores pensam. Por isso, nada tenho a perder apontando o dedo para certos rostos. Educadamente peguei no pé desses caras. Claro que me detonaram, mas até que a choradeira deles deu um tempo.
    Pode ser necessário repetir a estratégica pedagógica um determinado número de vezes, até fixarem sua atenção aos assuntos verdadeiramente importantes no mundo: os externos a si mesmos.

    ResponderExcluir
  29. *
    ........KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK........

    MARIOZAN....Pirei nesse cara, ele é "Duca"...
    vc tem razão de ser fã.... é no mínimo gênio...
    ( aliás um gênio como vc, só pode ser fã de outro gênio )..... se lançar esse livro, QUERO estar lá... heim ???
    Não posso perder isso... Bjsss.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom!

    O único problema é que, segundo o MEC 36% dos brasileiros são analfabetos funcionais o quê, tirando os 8% de analfabetos, sobram 56% de loucos que entendem o que está escrito no jornal e ainda continuam por aqui.

    Sorte do Thorne, que mora na Austrália.

    Aliás, sorte minha também, já que não sou nem analfabeta funcional - só gramatical - e nem maluca. Mas sorte maior foi você ter me apresentado ao Thorne! Já posso mudar para a Australia e viver no apartamento dele. Apesar do espaço pequeno, ele diz ter um quarto vazio.

    Acho que deve dar para mim e o meu Canguru de estimação. Acho que na Australia todos devem ter um canguru.

    Agora vou-me que ainda preciso arrumar as malas.

    ResponderExcluir
  31. Nao conhecia o David Thorne, e gostei dele! Outra coisa que da certo com os trolls e o botao "ignorar", pra trollar bem um troll precisa ter estilo. E ele provou isso!

    ResponderExcluir
  32. @metamorfosepensante: Marcela, eu aposto que abordar o Thorne falando em cangurus é trollagem garantida. Mais ou menos igual a um gringo perguntar a um paulistano quais animais amazônicos consegue ver da janela de casa. Brasil: floresta, samba, futebol, cachaça, mulata pelada. Austrália: canguru e não sei mais o quê. Quites.

    ResponderExcluir
  33. Gente, incrível!

    Eu acho que consigo fazer algo assim...me esforçarei para seguir essa linha, assim que necessário! rs...

    ResponderExcluir
  34. me lembrou um pouquinho o passiveagressivenotes.com ...

    ResponderExcluir
  35. Não tem a menor semelhança para mim... Uma coisa é encher o saco de propósito postando mensagens engraçadinhas. Outra coisa é postar mensagens mal-humoradas estando de saco cheio.
    Aliás, o endereço certo é: http://www.passiveaggressivenotes.com/

    ResponderExcluir
  36. Adorei.
    Li ontem e hoje recebi um convite que me fez pensar no texto :)

    ResponderExcluir
  37. Isso é bom de se usar com operadoras telefônicas de telemarketing!

    ResponderExcluir
  38. David é hilário! Eu ameia aquele que ele fez com o cara que queria as pie charts? Hahaha

    ResponderExcluir
  39. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..
    super fodástico
    *-*

    ResponderExcluir
  40. Ridiculo.
    Uma atitude muito "crianção" da tua parte.
    1 Qual o problema do cara ter moveis de vime?
    2 Pra que perder tanto tempo só pra irritar uma pessoa? Se tu achas que ele é idiota, vale tanto assim perder o teu tempo com ele?
    3 Sinceramente, eu acho o direito da pessoa fazer uma festa e convidar quem ela quiser, visto que se ele nem te conhecia nem nada, pra mim não faria sentido ele te convidar, talvez tu tenhas ficado com vontade de ir e teve que se "vingar" dele dessa forma.
    4 Não vi nenhum tipo de malicia/sacanagem nas respostas dele para contigo, acho que tu que foi paranoico em achar que ele tava de sacanagem por ter botado bexigas no recado.Se ele quis botar bexigas no recado, problema dele , se ele foi babaca por isso, problema dele, mas tu fizeste questão de te rebaixar a esse nivel.
    Bom, já perdi uns 5 minutos escrevendo isso aqui, acho que tu não mereces mais do que isso.
    Até.

    ResponderExcluir
  41. Pedro Ramon, tanto você não quer perder tempo que não leu o que estava escrito, não interpretou corretamente, mas ainda julgou-se suficientemente embasado para escrever isso aí.

    Só pra resumir a parte que você não entendeu, o texto acima é TRADUÇÃO do INGLÊS de um autor AUSTRALIANO; um texto de FICÇÃO, sobre fatos INVENTADOS, com a finalidade de fazer HUMOR.

    Leia e entenda antes de pensar em escrever quaisquer comentários agressivos em websites. Melhor ainda: não escreva nada. Exceto uma humilde retratação pela mancada e um voto de que não a repetirá em ocasiões futuras. Isso será bem-vindo. Estou aguardando.

    ResponderExcluir
  42. Hahahaha, meu comentário acima prova que também funciona a trollagem de sentido invertido, isto é, a mal-humorada escrita com humor em vez da bem-humorada escrita por antagonismo real. Mas o Pedro Ramon deve ter ficado puto. Peço desculpas. Às vezes sou inconsequente.

    ResponderExcluir
  43. Este outro cara segue a linha do David Thorne. Não sei dizer qual deles começou antes, mas este também já publicou um livro. Divirta-se:

    http://www.dontevenreply.com

    ResponderExcluir
  44. ahsuhahuuashuauhsuahushuasuhauhsauuusa, morri com esse negocio

    ResponderExcluir
  45. Isso sim é que é trollagem cambada!

    ResponderExcluir