2007-07-12

Clube do G3: curiosidades do iMac

Fuçando os arquivos da Macmania para escrever o post sobre os iMacs, trombei com algumas imagens interessantes sobre os precedentes do seu design. E algumas palhaçadas também.







Logo após o lançamento do primeiro Macintosh, a Apple encomendou ao estúdio Frogdesign uma série de estudos para uma geração futura de computadores. Esses protótipos ficaram conhecidos como "Sete Anões" e a linguagem visual utilizada tinha o apelido de "Branca de Neve" (SnowWhite).
Os designs são de 1985, quando Steve Jobs ainda estava na Apple. Nenhuma das propostas virou produto, mas é espantosa a sua semelhança com alguns Macs que foram fabricados somente na década seguinte. Até a idéia de variar a cor do gabinete já tinha surgido.
Quando Jobs saiu da Apple, a Frogdesign foi junto com ele: rompeu a parceria com a Apple e fez o design do cubo NeXT. A Apple permaneceu usando o estilo SnowWhite durante mais alguns anos, até criar o seu próprio (Espresso).
Estas fotos eram segredo interno da Apple até 1997, quando foram reunidas e lançadas no livro chamado AppleDesign: The Work of the Apple Industrial Design Group e também reproduzidas numa edição da revista Macworld.



"Jaguar" foi o nome de um projeto de 1990 para uma nova geração de Macs com processador RISC. Também não deu em produto nenhum, mas foi o ponto de partida para a linguagem visual Espresso. Os estudos preliminares acima vieram de uma parceria com o estúdio do designer Giorgetto Giugiaro. Os designers da Apple não gostaram muito das idéias: eram "automobilísticas" demais.
A fonte esta imagem é o mesmo livro mencionado acima.




Uma imagem de divulgação de 1998 (fábrica) e outra de 1999 (feira Macworld San Francisco).




A imagem de cima é uma paródia que fiz em 1998 para o suplemento de humor Macintóshico.
Se tivesse usado branco em vez de bege, hoje poderia posar de vidente...



Outra paródia minha de 1998, incorporando idéias dos usuários para um "iMac ideal": tela de 17" com superfície plana; uma cor azul autêntica (não arroxeado, não turquesa); drive de disquete; mouse ergonômico. As idéias acabaram virando realidade em iMacs posteriores - com exceção do disquete.

6 comentários:

  1. Mario, não sei se vc leu, vale a pena:

    http://www.businessweek.com/innovate/NussbaumOnDesign/archives/2007/06/ceos_must_be_de.html

    abç

    ResponderExcluir
  2. Por que tudo feito pela Apple tem que ser assim redondinho, branquinho, bonitinho e afeminado de maneira geral? E ainda tem gente que acha o máximo em design. Devem ser aqueles pseudo-intelectuais feito o Jô Soares que usam óculos redondo de aro branco e acham lindo e másculo também.

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo, fica fácil deduzir que você nunca mexeu em produtos Apple, então como poderia saber se há algo que valha a pena sob a superfície "redondinha e branquinha"?

    Vença a resistência e teste um Mac ou um iPod antes de soltar generalidades anônimas na Internet. Isso sim, é coisa de... pseudo.

    ResponderExcluir
  4. Ah, sou eu de novo.

    Não me leve a mal, tenho certeza de que os produtos da Apple são bons sob a superfície. Agora, o que eu quero entender é o porquê desse design branquinho, bonitinho e afeminado que eu mencionei.

    Na minha opinião os produtos Apple parecem coisa de mulher, feito Ford Ka, óculos de aro branco e top rosa. E pra repetir: tenho certeza que são bons, funcionalmente falando, mas não me agrada o estilo que segue o design.

    ResponderExcluir
  5. Discutir se o design de um computador é afeminado é uma viagem individual. Para a sua opinião, posso encontrar 10 outros que acham o oposto. Não dá pra argumentar numa discussão com base no seu julgamento.

    Por exemplo, o que você acha daqueles cases de PC para games com pintura de chamas, janelas de acrílico e LEDs azuis dentro do cooler? Eu acho uma frescura ridícula, um desperdício de material e grana. Mas o garoto que monta o PC com esse case não vai concordar. E não precisa.

    Pessoalmente, acho que design limpo e sem enfeites é muito melhor. Os Macs atuais, em especial o MacBook, têm um design tão limpo que beiram perigosamente o pobre. Vamos analisar bem, não dá pra enxergar nenhuma referência sexual na forma exterior daquilo.

    Então, deduzo que o seu problema há de ser com o uso destacado da cor branca pela Apple. Aqui entramos no terreno subjetivo e nenhuma discussão vai resolver mais nada. Mas só pela diversão da coisa, vamos em frente.

    Para muita gente no Ocidente, branco é a cor da paz. Para os médicos, é uniforme. Para os budistas, é cor para usar em funerais... Não estou achando nada especificamente feminil no branco. Tenho de pesquisar mais.

    Não esmoreça, porém: o MacBook tem uma versão preta, e a próxima revisão do iMac será toda em alumínio anodizado, segundo os rumores. Os iPods também existem em preto e metálico (apesar do povo comprar muito mais dos brancos).

    Com esses produtos, você poderá ser visto junto a um produto Apple sem correr inseguranças quanto a sua imagem percebida de masculinidade!!!



    Em tempo... se responder isto novamente, ponha o nome. Nada de anônimos.

    ResponderExcluir
  6. Ficou lindo o iMac bege. Sério!

    ResponderExcluir