2005-10-08

Schon gewusst, dass… ?

A Wikipedia (em português, Deutsch, català) é um dos mais admiráveis projetos de Internet já criados. Uma enciclopédia online escrita continuamente por milhares de voluntários em todo o mundo e em muitos idiomas, com direitos de reprodução livres. Se você tem conhecimento especializado em qualquer área e gostaria de criar um artigo, é só se inscrever e mandar ver. Estranhamente, muita gente que conheço nem mesmo ouviu falar da Wikipedia.
Há muito tempo faço consultas diárias, especialmente sobre assuntos científicos. Mas nas últimas semanas tenho visto um crescimento acelerado nas áreas culturais.
Vários projetos derivados estão se desenvolvendo, como um dicionário, textos-fonte de livros, banco de imagens e outros. Parte da pesquisa das citações que aparecem no topo desta página foi feita na Wikiquote.
A utilidade crescente da Wikipedia se manifesta num simples exemplo. Em 2001, eu quis descobrir os principais fatos que aconteceram no meu aniversário. Depois de algumas pesquisas na Web sem muito resultado, pedi no blog que alguém me desse alguma informação, com sucesso modesto. Mas hoje em dia temos isto. É impressionante. Com dois cliques fico sabendo que nasci no dia da morte de Frank Zappa e do nascimento de Jeff Bridges. E é o Dia Internacional do Abraço.
Nada melhor para um dia em que não tem nada de novo e interessante para ler na Internet.

2 comentários:

  1. Puxa! Coincidentemente, eu ADORO todtuguitas :-) Que legal!

    ResponderExcluir
  2. Cara, também sou um tremendo fã do Wikipedia. E depois de meses como leitor, eu agora estou começando a fazer um edit aqui e ali. Criei um ou outro artiguinho também…;-)

    ResponderExcluir